Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista reúne 30 municípios

Prefeitos e gestores destacam inovações na segurança pública e educação; Tarumã começa a adotar reconhecimento facial nas escolas

Gestores públicos de 30 municípios participaram nesta quinta-feira (15), em Assis, do I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Assis. O foco do evento é promover a interação e facilitar a adoção de tecnologias inovadoras nas Prefeituras do Estado, que garantam maior inteligência da máquina pública. “A tecnologia facilita muito, não só a vida do cidadão, do contribuinte, mas de todo administrador”, disse o vice-prefeito de Assis, Márcio Aparecido Martins, durante a abertura do encontro na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).

No futuro, como política pública, os municípios paulistas poderão usar, por exemplo, moedas digitais para maior transparência nos processos, inicialmente em projetos de parcerias público-privada para iluminação, mas que devem se estender para as demais áreas dos serviços públicos.

É o que está em estudo no governo de São Paulo por meio do Programa Ilumina SP, que inclui a adoção de criptomoedas BuilCoin. “Essa moeda é focada em projetos de infraestrutura. Os benefícios que a gente espera, fundamentada em financiamentos de projetos, é que seja uma plataforma única, onde se consiga entender como estão sendo feitos esses investimentos”, comentou o chefe da Unidade de Inovação, da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, Bruno Berthold Freitas, destacando também que a transparência no poder público pode vir através do uso de blockchain, plataforma criptografada e compartilhada. “Temos que ser um estado inteligente para poder gerar essa interoperabilidade, trabalhar em conjunto. Esse é o primeiro movimento”, comentou.

Tarumã iniciou um projeto piloto, com mais de 1400 alunos, em quatro escolas do ensino fundamental, para reconhecimento facial de frequência que permite uma conexão direta também com a central de alimentação, evitando desperdício, além dos pais terem acesso ao cardápio da merenda escolar. “E quando a criança não passa o pai recebe um SMSinformando, de tal forma que dará segurança à família”, disse o prefeito sobre a iniciativa inédita que será estendida para as demais unidades educacionais do município.

Ourinhos é outra cidade que investe em tecnologia na segurança. Segundo o prefeito Lucas Pocay, a adoção de câmeras em mais de 100 pontos acabou com as invasões e depredação do patrimônio público. “Tudo isso vem gerando economia e prevenção. A gente também conseguiu perceber como as pessoas querem utilizar os serviços na Educação e Saúde. Cada vez mais precisamos ter a sociedade integrada com a gestão pública”, frisou o prefeito Lucas Pocay.

Integração digital – O exemplo da cidade-sede do I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista mostra a necessidade de integração entre os poderes Executivo e Legislativo na resolução das solicitações dos moradores. A informatização da Câmara de Vereadores de Assis é que deu início ao processo na Prefeitura, uma vez que os documentos tramitam por meio eletrônico entre gabinetes dos vereadores e secretarias municipais. “O sistema é dinâmico e a Prefeitura usa para ter agilidade. A tecnologia é algo que vai fazer as nossas cidades crescerem mais rápido”, afirmou o gestor de Tecnologia da Prefeitura de Assis, Adriano Romagnoli.

O Fórum teve o patrocínio ouro da 1DOC e da Engemap, prata da Service Security e apoio da Smart Matrix, PONTO ID e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap).

Fonte: RCD


Palestra de Adriano Romagnoli:

Share Button

Deixe um comentário