Assis está entre as 30 melhores cidades do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano

(Fonte: Jornal da Segunda) Assis está entre as 30 melhores cidades do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano

O nome da cidade aparece na 28ª posição na lista dos melhores índices de desenvolvimento humano do país.
É o que mostra o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país, divulgado nesta segunda-feira, dia 29 de julho, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) intitulado “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”.
Os dados do estudo indicam ainda que o município com melhor avaliação é São Caetano do Sul e a pior avaliação é Melgaço, no Pará.
O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região.
É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país – outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.
No atlas de 2013, o IDH foi calculado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No atlas de 2003, as informações eram do censo de 2000, e, para 1998, a base de dados foram de 1991.
No entanto, neste ano, o Pnud mudou os critérios de aferição do índice, e atualizou os dados dessas duas pesquisas anteriores com base nesses novos critérios.
O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor.
O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.
Dos 50 municípios com melhor qualidade de vida no país, 28 estão localizados no Estado de São Paulo.
Assis aparece na 28ª posição, com índice de 0,805.
Segundo estudos, cidades com índice igual ou superior a 0,8 no Índice de Desenvolvimento Humano estão numa situação “muito boa”.
Assis aparece a frente de Campinas, São Bernardo do Campo, São Carlos, Porto Alegre, São Paulo, Rio Claro, Bauru, Pirassununga, Botucatu, Ribeirão Preto e Bauru, que figuram entre os 50 melhores municípios para se viver.

Foto de Vereador Adriano Romagnoli.
Share Button

Deixe um comentário